domingo, 24 de fevereiro de 2008

procura


sábado, 23 de fevereiro de 2008

o amor pode acontecer


sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

voando pra tókio nas asas da pan-air


Menino, o que cê tá querendo? Voa pro Japão!
Menino, o que cê tá esperando? Voa pro Japão!

Abre um negócio - se você não sabe o quê -
soutien tamanho P, ou uma pastelaria
Arruma um trampo, alguma coisa pra fazer
você vai enriquecer, ser orgulho da família
Deixa eles loucos - muita grana você ganha
Você tem que ter a manha da tal tecnologia
Encurta tudo, dá um nó no pensamento
Usa todo esse talento, usa a tua simpatia

Menino, o que cê tá querendo? Voa pro Japão!
Menino, o que cê tá esperando? Voa pro Japão!

Transa uma japa, loura, de olhos fumê
Você pode escolher - até com seio regulável
Saiba que gueixa, agora é toda moderninha
Agora, ela é feita em linha - e com chip removível
Monta tua casa, compra um monte de pauzinho
É ruim comer sozinho, a ficha cai bem depressinha
Que ela é uma gata, que ela é toda gostosinha
Ela é a mulher certa, pra ser mãe do seu patetinha...

Menino, o que cê tá querendo? Voa pro Japão!
Menino, o que cê tá esperando? Voa pro Japão!

Muito dinheiro, mas também é muito tranco
Vida vai no solavanco, mas é hora de pensar
Que, lá no fundo, existe um grande brasileiro
Lindo, belo e bem maneiro - E tudo tem que mudar
Pelo Japão, a tua pátria segunda
Onde assentou sua bunda - você tem é gratidão
Pega tua grana e - aqui vai um novo toque
Vai logo pra Nova Yorque, ser feliz numa mansão

Menino, o que cê tá querendo? Voa pro Japão!
Menino, o que cê tá esperando? Voa pro Japão!
Open your eyes! Veja bem o que bem quer!
Porque tudo é pequeno nas asas da Pan-Air

texto: paulo moreira (brincando de fazer rock)

terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

prece

Ajude, Senhor - meus olhos - a verem nesse mundo, em tudo e todos, a Tua grandeza. Que eu veja em cada expressão humana, uma busca da Tua presença. Ajude-me a ser melhor e não julgar meus irmãos de jornada, para poder, assim, ajudar verdadeiramente a todos. Faça com que qualquer ser que de mim se aproxime, me olhe e veja no meu trabalho, palavras, atos e sentimentos - ao menos um pouquinho da Tua luz. E se contagie. Que possamos aprender e ensinar com alegria e despreendimento.
Peço-Lhe, Pai, nos ensine a ser Luz!

texto: paulo moreira

domingo, 17 de fevereiro de 2008

engatinhando nas palavras – um exercício de balbucio

Como dizer sobre o não saber dizer? Como falar sobre o calar?
Me pego hoje olhando para dentro de mim, para tudo o que calei. Um não expressar sem fim, tão imenso e tão constante que num ápice de instalação leva a um transbordamento do mutismo.
Olho-me e vejo-me repleta de coisas, possuidora de um sem fim de preciosidades coletadas e cuidadosamente guardadas ao longo de toda uma vida. Coisas lindas, delicadas, algumas tão arduamente conquistadas e todas, sem distinção, seguindo o mesmo caminho: envelhecimento, ostracismo, depauperação.
Estou aqui, inchada, inflada, repleta do que não digo, do que não uso por não saber colocar, por não saber usar. Em que momento bloqueei a nascente? Como conseguir e permitir que tudo escoe antes que as comportas estourem?
Qual enchente de grandes proporções, mais e mais vejo se aproximar o momento do desfecho final: uma catastrófica implosão ou um desembocar tímido das minhas águas turbulentas num mar acolhedor, onde meus sentimentos, tão aterradores devido ao confinamento, possam fluir calmamente, cientes e conscientes de suas proporções. Onde a beleza e a feiúra possam ser vistos sob seus verdadeiros prismas, sem privilégio de um sobre o outro. Onde haja espaço para cada coisa ser exatamente o que é - criando do atual entulho um conjunto harmonioso de belas e especiais raridades vivenciais.

texto: Lucia Vianna

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

eu preciso.

É muito além - o que eu preciso! Tem nome, rosto e alma. Mas, é muito mais - Sol, Lua, Estrela.... Universo! É o que vem - chama-se luz. Chama-se amor até o infinito.

domingo, 10 de fevereiro de 2008

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

sábado, 2 de fevereiro de 2008

Desconstruções

Quando a gente conhece uma pessoa, construímos uma imagem dela. Esta imagem tem a ver com o que ela é de verdade, tem a ver com as nossas expectativas e tem muito a ver com o que ela "vende" de si mesma. É pelo resultado disso tudo que nos apaixonamos.
Se esta pessoa for bem parecida com a imagem que projetou em nós, desfazer-se deste amor, mais tarde, não será tão penoso. Restará a saudade, talvez uma pequena mágoa, mas nada que resista por muito tempo. No final, sobreviverão as boas lembranças.
Mas se esta pessoa "inventou" um personagem e você caiu na arapuca, aí, somado à dor da separação, virá um processo mais lento e sofrido:
A de desconstrução daquela pessoa que você achou que era real.
Desconstruindo Flávia, desconstruindo Gilson, desconstruindo Marcelo. Milhares de pessoas estão vivendo seus dias aparentemente numa boa, mas por dentro estão desconstruindo ilusões, tudo porque se apaixonaram por uma fraude, não por alguém autêntico.
Ok, é natural que, numa aproximação, a gente "venda" mais nossas qualidades que defeitos. Ninguém vai iniciar uma história dizendo: muito prazer, eu sou arrogante, preguiçoso e cleptomaníaco. Nada disso, é a hora de fazer charme. Mas isso é no começo.
Uma vez o romance engatado, aí as defesas são postas de lado e a gente mostra quem realmente é, nossas gracinhas e nossas imperfeições. Isso se formos honestos. Os desonestos do amor são aqueles que fabricam idéias e atitudes, até que um dia cansam da brincadeira, deixam cair a máscara e o outro fica ali, atônito.
Quem se apaixonou por um falsário, tem que desconstruí-lo para se desapaixonar. É um sufoco. Exige que você reconheça que foi seduzido por uma fantasia, que você é capaz de se deixar confundir, que o seu desejo de amar é mais forte do que sua astúcia.
Significa encarar que alguém por quem você dedicou um sentimento nobre e verdadeiro não chegou a existir, tudo não passou de uma representação – e olha, talvez até não tenha sido por mal, pode ser que esta pessoa nem conheça a si mesma, por isso ela se inventa.
A gente resiste muito a aceitar que alguém que amamos não é, e nem nunca foi, especial. Que sorte quando a gente sabe com quem está lidando: mesmo que venha a desamá-lo um dia, tudo o que foi construído se manterá de pé.

texto: Martha Medeiros